Instituto Pensar - Porto Alegre: Centro cultural oferece aula online gratuita sobre o Renascimento nesta terça (8)

Porto Alegre: Centro cultural oferece aula online gratuita sobre o Renascimento nesta terça (8)

por: Mônica Oliveira


Entre as principais obras do renascimento está "O Nascimento de Vênus?, de Sandro Boticelli (1484?1486)

O projeto Conversas sobre Arte, do Instituto Ling, em Porto Alegre, realiza aula online gratuita sobre o Renascimento, movimento que operou profundas mudanças tanto na cultura, como na ciência ocidental. O painel será transmitido ao vivo nesta terça-feira (8), a partir das 18h30. Para participar da aula, é necessário fazer inscrição no site, aqui.

A aula, intitulada "Renascimento: Os modernos conceitos de Arte e de Artista?, será ministrada pela historiadora, crítica da arte e curadora Paula Ramos.

A partir da observação de obras icônicas e, tomando como percurso a Europa dos séculos XIV, XV e XVI, Ramos irá falar sobre o surgimento da consciência de autoria, mostrando o momento em que pintores, escultores e arquitetos passam a ser vistos como artistas, e até mesmo gênios.

Nos próximos meses, a iniciativa do centro cultural seguirá com novos convidados para apresentar as principais correntes do "Modernismo?, a arte no Brasil e a arte contemporânea.

O curso emitirá certificado aos participantes que solicitarem escrevendo para: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre a professora

Paula Ramos é professora associada do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação nos cursos de História da Arte e Artes Visuais, bem como no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Bacharel em Comunicação Social ? Jornalismo (UFRGS, 1996), com Mestrado e Doutorado em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte (PPGAV?UFRGS, 2003 e 2007). Ramos também é pesquisadora e bolsista da Fundação Alexander Von Humboldt, da Alemanha, onde realiza seu Estágio Sênior.

Curadora de várias exposições de artes visuais, é autora e organizadora de publicações voltadas para a cultura, com destaque para "A modernidade impressa ? Artistas ilustradores da Livraria do Globo ? Porto Alegre? (Editora da UFRGS, 2016). Por essa publicação, a professora recebeu diversos prêmios regionais e nacionais, dentre os quais o Prêmio Jabuti.

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: